Seu aquecimento pode ser melhor direcionado.


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Você aquece antes de treinar? Seu aquecimento está adequado?

Nunca estivemos em melhor fase em relação à pratica de atividade física. Nossa Profissão nunca foi tão valorizada e nunca estivemos tão em evidência como agora.
Temos certeza que será mais tendência ainda nos próximos anos. Este “consumo” de atividade física, deve-se na minha opinião, ao fato de que a população está envelhecendo mais do que a natalidade.
Se pararmos um pouco e analisarmos nossa árvore genealógica temos o seguinte:

– Minha avó teve 10 filhos, minha Mãe teve 4 filhos e Eu tenho 01 filho.

 

Pensando por este prisma, o processo natural é que como o passar dos anos, nossas funções de mobilidade e estabilidade (das articulações) vão cedendo espaço a movimentos mais “duros”. A uma perda de estabilidade, ocasionando em muitos casos lesões e acidentes.
Uma forma muito eficaz de prevenir lesões e acidentes é justamente ter em seu cotidiano uma prática regular de atividade física. E se esta for acompanhada por um Profissional de Educação Física melhor ainda.
Uma das muitas coisas que os Laboratórios não poderão colocar em cápsulas é o nosso remédio chamado Atividade Física.

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Nas rotinas diárias de treinamento, um dos passos iniciais é justamente a fase inicial, o aquecimento. Dividimos ele em três etapas, 1. auto liberação miofascial, 2. Preparação para o Movimento, 3. Aquecimento com Ativação Muscular. O objetivo varia de acordo com a característica da aula, força rápida, força lenta, metabólico, …

Hoje vamos abordar uma das possibilidades que nós Profissionais de Educação Física temos para melhor direcionar o aquecimento ao treino principal dos nossos clientes.

Um movimento muito comum nas nossas seções de treinamento é o agachamento. Considerado por nós o melhor e mais eficiente exercício de ganho  de força. Realizando ele com os braços acima da cabeça, temos a possibilidade de visualizar todas as funções articulares do nosso cliente.

 

Se no meu desenho do dia eu sei que meus clientes vão executar um agachamento com os braços elevados acima da cabeça e isto é fato.
Nada mais coerente em expor este cliente a um aquecimento que possibilite à ele uma melhor mobilidade em sua articulação gleno umeral. Alguns acessórios são necessários para esta prática. Super Bands, Bolas de Tênis, Cook Band, Bastões de Madeira.
O maior objetivo é ganhar amplitude de movimento.

Planeje seus treinamentos, elabore planilhas de treino, periodize as semanas dos seus clientes. Modifique o que não funciona e mantenha o que você tem certeza que está lhe ajudando. desta forma temos a possibilidade de melhorar os resultados, fazendo que nossos clientes cheguem o mais rápido e com segurança ao seu objetivo.


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Bons treinos, abraço da Equipe Semeare


Sobre admin

Centro de Treinamento Físico Semeare. Fundado em 2004 somos um centro de atividade voltado ao movimento. Treinamento Integrado, Kettlebell Training, Avaliação Funcional do Movimento. Treine diferente, mas treine com qualidade. Salvador-BA

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