Os melhores exercícios de fortalecimento muscular, são os que usam os músculos do jeito que ele esta projetado para trabalhar.


Os melhores exercícios de fortalecimento muscular, são os que usam os músculos do jeito que ele esta projetado para trabalhar.

Você não pode fortalecer um determinado músculo, executando movimentos no qual eles não foram projetados para serem usados. Mas de que forma Eu vou saber isso Professor? Você não precisa saber, este trabalho fica para o seu treinador/instrutor da academia.

Ainda falando sobre o nosso centro corporal (CQPL – complexo quadril, pélvis e lombar), existe nesta região alguns músculos que não são bem conhecidos pelos praticantes de atividade física em geral, mas que são de extrema importância para o nosso dia-a-dia. Músculos que sustentam nossa coluna vertebral, em muitos casos evitando dores na região baixa da coluna e prevenindo protusões e futuras hérnias de disco.

 

Dentre eles posso citar três, o transverso abdominal, multífidus e oblíquo interno, estes são na sua maioria composto de músculos de contração  lenta. São músculos projetados para resistência, ao invés de gerar uma grande quantidade de energia em uma pequena explosão. Então, pensando  nisso não poderemos treiná-lo em sua melhor forma, com exercícios que não sejam com estes requisitos.

Mais uma vez vamos voltar ao ponto das progressões nos exercícios, abaixo a melhor opção de progressão para trabalho desta região do nosso corpo muito importante mas que em 98% dos treinamentos eles são negligenciados e esquecidos, acarretando com isso lesões na região baixa da coluna vertebral.

Nossa ideia é trabalhar com exercícios estáticos estáveis, para somente depois adicionar algum tipo de dinamismo, tornando assim nosso cliente mais confiante e apto à mudança no centro de equilíbrio e dificuldade na execução.

1- Prancha Frontal no Chão

 

Inicie com séries de 15 segundos e vamos progredindo até 30 segundos, respeitando a individualidade biológica de cada cliente.

 

2- Prancha Frontal com apoio da Fit Ball

 

Neste momento execute com os braços ainda flexionados, tornando o exercício ainda confortável e com um pouco menos de instabilidade

 

3- Prancha Frontal com apoio da Fit Ball e braços estendidos

 

Neste momento temos uma menor área de contato com a bola, tornando assim o exercício menos estável gerando um pouco mais de esforço físico e neural

 

4- Prancha Frontal no TRX

 

Uma ótima opção de usar o TRX em exercícios que fortaleçam o nosso Centro corporal, inicie com o equipamento apoiando os antebraços ou os pés, corforme imagem. Tendo a opção de movimentar os MMSS ou MMII conforma o avanço com seu cliente.

 

5- Roda de Exercício

 

Em nosso último estágio de progressão, utilizaremos o roda de exercício, gerando movimento em nossa estabilização.

 

Podem existir outras formas de progressão. Temos utilizado esta que escrevi acima durante 8 anos. Os ótimos resultados com nossos clientes são nossa melhor resposta.

Semeare Team, desde 2004
Bons treinos.


Sobre admin

Centro de Treinamento Físico Semeare. Fundado em 2004 somos um centro de atividade voltado ao movimento. Treinamento Integrado, Kettlebell Training, Avaliação Funcional do Movimento. Treine diferente, mas treine com qualidade. Salvador-BA

Deixe um comentário