Correr, além da Preparação Física


É sabido que para se obter resultados no esporte, a preparação física não pode ser deixada em segundo plano.
Hoje vamos abordar um assunto que “foge” um pouco a tradicional preparação física desportista ou esportista. Vamos além.

Você já se viu correndo?
Em qual ângulo? O que achou?
Observou seu padrão de movimento?

O Semeare vem desde 2004 desenvolvendo uma metodologia de treino onde os seguintes pontos fundamentais abaixo, nunca deixam de ser analisados nos clientes, e ainda mais os corredores. Melhora na Postura, Melhora na Coordenação, Ajuste no Tempo de Reação, Troca de direção.

O trabalho que desenvolvemos para os clientes corredores nas unidades Semeare, todos estes quesitos citados acima são contemplados de forma individualizada.

A corrida inicia quando seu PÉ entra em contato com o solo, este é o momento de maior importância para um corredor,

a forma com que seu pé vai “atacar” o solo.

Você em algum momento já deu importância na preparação do seu pé para correr? Alongar, massagear, exercitar …
Ou simplesmente colocou o tênis e se mandou? Ter uma postura boa e em harmonia, só se consegue através de exercícios específicos. Muitas vezes de forma integrada, ao invés de isolada. Porque vejamos:

Correr, são saltos seguido de Picos de desaceleração do mesmo, dessa forma na corrida quem funciona como freio é

o quadríceps atuando de forma excêntrica e em sincronia com isquiotibiais que vão acelerar o movimento com a

extensão do quadril. Sem falar de glúteos médios e adutores que vão estabilizar a marcha . Se em uma simples

passada tudo isso acontece de forma integrada qual seria a lógica de treinar essas estruturas de forma isolada?

 

 

Na imagem acima um exemplo perfeito do ajuste postural desenvolvido pelo treinador. Quase nunca, o resultado alcançado acima vem através de exercícios isolados de força, resistência, potência. Mas sim de uma dedicação do treinador em relação aos desequilíbrios musculares, assimetrias, falta de ativação muscular, baixo tempo de reação no solo …

Este também é o trabalho além da preparação física que realizamos nas Unidades Semeare. Exercícios corretivos são parte integrante nos treinos físicos dos nossos alunos, trabalho de mobilidade, regeneração muscular através de massagens miofaciais, também são rotinas que nossos clientes corredores estão acostumados a executar, melhorando com isso os resultados de além da preparação física.

Por hoje ficamos por aqui.  Voltaremos com mais explicações da nossa metodologia de treinamento para os atletas multi esportivos e pessoas comuns.

Semeare Team
Fundada em fevereiro de 2004

Sobre admin

Centro de Treinamento Físico Semeare. Fundado em 2004 somos um centro de atividade voltado ao movimento. Treinamento Integrado, Kettlebell Training, Avaliação Funcional do Movimento. Treine diferente, mas treine com qualidade. Salvador-BA

Deixe um comentário