BJJ e MMA, Movimentos Preparatórios, uma sugestão


Por Felipe Macena, Prof. Esp. ADF-PRO

CREF 3351 G-BA
Sócio Fundador dos Centros de Treinamento Físico Funcional Semeare

Em constante crescimento, impulsionado pelo UFC, as artes marciais estão cada dia mais, fazendo parte do nosso  cotidiano.

Amante e praticante do BJJ, e fazendo parte da equipe do atleta Bruno Carioca (contratado UFC), na Preparação Física, tenho percebido uma falha muito comum nos atletas das modalidades de BJJ e MMA. Falhas estas que podem a curto médio prazo gerar dor e posteriormente lesão.

O ciclo acumulativo de lesão é dividido em basicamente três “etapas”, Atividades Diárias de Vida, associado(a), Lesões Anteriores e Treino Deficiente. Se estes três componentes não estiverem ajustados, as lesões serão um fato.
– Nas atividades de vida diária, devemos estar atentos para movimentos e posturas repetitivas e estas, se forem mantidas de forma errada, possivelmente as queixas de dores serão uma constante.
– Lesões anteriores, não podemos interferir diretamente, mas podemos pelo menos evitá-las, dando condições ao nosso cliente desenvolver mobilidade e estabilidade nas articulações com cada competência.
– Treino deficiente, este sim, cada a nós Preparadores Físicos, Profissionais de Educação Física.

Avaliação de Movimento será necessária para a prescrição do mesmo, correções de assimetrias e fraquezas também não podem estar de fora do seu roteiro, metas de movimento e de performance devem ser traçadas, equilíbrios no treinamento entre as valências da modalidade, equilíbrio nos padrões de movimento dentro dos mesos ciclos, intensidade e volume ajustados à cada etapa e planejamento, planeje o treino do seu cliente/atleta.

Lutadores de BJJ e MMA, tem por si só uma característica muito comum, a auto-defesa, gerando inconscientemente um postura cifótica (aproximação dos ombros), isso gera algumas mudanças estruturais, limitações de mobilidade e estabilidade na coluna torácica e ombros (gleno-umeral), contribuindo para diminuição de desempenho e rendimento.

No vídeo em anexo, sugerimos alguns movimentos básicos que podem ser incorporados nas suas sessões de treinamento, ajudando e muito na movimentação de defesa e/ou ataque.

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Bons treinos.


Sobre admin

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