O Despertar para o Movimento, 2ª Parte


Por Felipe Macena, Prof. Esp. ADF-PRO

CREF 3351 G-BA
Sócio Fundador dos Centros de Treinamento Físico Funcional Semeare

Fiquei muito satisfeito em saber que um número cada vez maior de Colegas e Profissionais das áreas afins, pensam da mesma forma que conduzimos nossa metodologia e linha de trabalho, extrapolamos todos os “nossos recordes” de acesso, nos diversos canais digitais, site, email, facebook,… Muito Obrigado.

Na 2ª parte, vamos movimentar nossa criança na postura de em pé, sua estabilização central está desenvolvida ao ponto de proporcionar à ela segurança e confiança, os primeiros passos estão sendo dados, o MOVIMENTO acontece.
Articulações móveis e estáveis já entendem o seu papel no sistema esquelético, e sabe o que mais me fascina, o que fico mais impressionado?
Ela não teve nenhuma informação para isso, faça uma contração abdominal, distancie os pés ficando confortável, projete o quadril para trás, …. .É carga genética, é natural.
Simplesmente fez. A Natureza se encarregou de fazer isso, são habilidades dos seres humanos. Ou você acha que um Tigre ou um Leão vão fazer Leg Press ou Voador Dorsal na academia? Eles se exercitam naturalmente, e são fortes, ágeis, saudáveis.

Vamos relembrar as Habilidades dos Seres Humanos, lembrando que qualquer outra Habilidade não listada na imagem, foi criada pelo homem. Ou empurrar e puxar para frente e para trás, para cima e para baixo, ou agacha e/ou movimenta o quadril em flexão, os conhecidos padrões de movimento humano.

Fico querendo entender o porque em pleno ano dois mil e treze (2013) ainda existem Profissionais da área da Saúde, que proíbe o agachamento profundo. Ele é indispensável para nossa Habilidade Motora de agarrar algo no solo e trazer para nossa mão e posteriormente ficar em pé. Será que devemos proibir nossos alunos(as)? Ou devemos dar condição para que eles(as) executem com segurança (novamente)? Você acha que a natureza vai nos ensinar um movimento ruim, que vai nos prejudicar?

Reparem na imagem abaixo, uma criança agarrando algo no solo, ela utiliza o movimento de agachamento profundo para realizar a ação. Tudo funciona perfeitamente, a partir de baixo temos:
– Pés no chão completamente;
– Tornozelo com sua função de mobilidade realizando todo o movimento com eficiência;
– Os joelhos com muita estabilidade;
– O quadril com mobilidade excelente a ponto de dar à criança a oportunidade de realizar o movimento sem compensações e desequilíbrios;
– Coluna vertebral estabilizada e em perfeita postura ereta;
– Pescoço neutro durante todo o movimento (em momento algum a cabeça fica desalinhada com a coluna). E no final do movimento ainda ficou brincando por vários minutos nesta posição que para muitos é impossível. Mas porque se todos nós fazíamos isso?

Lembre-se destas palavras:
“Qual é a maneira que um tigre selvagem, águia, cavalo faz para manter a forma?
Será que eles vão para uma academia, isolando os músculos e fazendo cardio em uma esteira, elíptico ou bike?
Por que seria diferente em nós?
O que eles fazem é praticar uma gama completa de seu próprio movimento específico da espécie.
O cavalo vai correr e saltar. O tigre também vai andar e rastejar, equilíbrio, escalar, saltar. A águia vai voar. Isso é tudo por causa da evolução, ou criação, se essa é a sua crença pessoal.
Em qualquer caso, a razão porque esses animais são do jeito que são, e se movem da maneira como eles fazem, é única: esta é a sua natureza. Eles não executam exercícios complicados e sofisticados, é algo completamente básico, mas poderosamente eficaz e real.”

Um forte abraço e até a próxima.

Felipe Macena é Sócio Fundador do Centro de Treinamento Físico Semeare, Especialista em Condicionamento Físico para Grupos Especiais, Treinador Certificado ADF-PRO e Palestrante.
Continuem enviando sugestões para nossos artigos, e bons treinos.
Siga-nos no Facebook


Sobre admin

Centro de Treinamento Físico Semeare. Fundado em 2004 somos um centro de atividade voltado ao movimento. Treinamento Integrado, Kettlebell Training, Avaliação Funcional do Movimento. Treine diferente, mas treine com qualidade. Salvador-BA

Deixe um comentário