Treinamento Funcional ou de Propriocepção?


Por Felipe Macena
Cref 3351G-BA
Sócio-Fundador

A Grande pergunta é esta, O que você está treinando?
Totalmente na moda o termo Treinamento Funcional são palavras certas nas rodas de bate papo entre Professores ou Praticantes de atividade física.
Faço Funcional, hoje o treino de funcional foi pesado, meu personal hoje complementou com funcional o meu treino estou quebrado(a) e assim por diante. Mas será mesmo que você está realmente treinando funcionalmente?

Quando falamos em Treinamento Funcional o que vem logo a sua cabeça? Bolas coloridas, bosu, borrachas de várias cores, coisas divertidas? Então você está equivocado(a).
O que significa Treinamento Funcional?
A resposta é, depende. Funcional para que, para quem? Se for um idoso seria treinamento para melhorar a estabilidade, ou se for um lutador de jiu-jitsu seria treinar mobilidade? E como seria isso de treinar mobilidade ou estabilidade, e se eu quiser emagrecer o funcional não serve?

Vamos por parte. O corpo humano foi “projetado” para se movimentar através das articulações; tornozelos, joelhos, quadril, coluna vertebral, articulação dos ombros (gleno umeral) e tais articulações tem sua FUNÇÃO. Segundo Gray Cook, notável Fisioterapeuta Americano desenvolvedor do FMS (Functional Moviment Screen), sistema simples capaz de coletar dados objetivos para a análise estática dos padrões de movimento humano, as funções articulares são na ordem ascendente:
– Tornozelo –> Mobilidade
– Joelho –> Estabilidade
– Quadril –> Mobilidade
– Lombar –> Estabilidade
– Torácica –> Mobilidade
– Escápulo Torácica –> Estabilidade
– Gleno Umeral –> Mobilidade

E porque eu preciso saber isso? Simples, porque sem isso o termo Treinamento Funcional fica sem sentido e ainda porque “isso” vai ajudar nos padrões primitivos de movimento humano e padrões de movimento humano eficientes são a base de obtenção de força, potência e desempenho.
(Bom artigo do Gray Cook sobre o assunto – The IMPORTANCE of Primitive Movement Patterns)

Quando nascemos, não tínhamos restrição alguma de movimento, brincávamos agachado em cima do calcanhar por vários minutos, ou seja, tínhamos total capacidade de realizar um “exercício” de cadeia cinética fechada, com ampla dorsi-flexão dos tornozelos, flexão dos joelhos e do quadril, extensão da coluna torácica, bem como flexão e abdução dos ombros (gleno umeral). E hoje não somos mais assim.

Talvez seja por isso que o agachamento profundo foi praticamente banido das academias. Treinamento Funcional NÃO é e nem vai ser “picadeiro de circo”, ou treino de propriocepção. Todo e qualquer aluno que realmente esteja engajado em um programa SÉRIO e com METODOLOGIA deve ser capaz de sentar nos calcanhares com os mesmos em contato com o solo, salve os iniciantes e os portadores de alguma lesão que os incapacita a tal movimento.

Treinar Funcionalmente é saber o que está errado no aluno e ser capaz de lançar estratégias de correção fazendo com que o mesmo seja capaz de realizar movimentos primitivos sem qualquer limitação. Treinar Funcionalmente é “expor” o aluno a movimentos unilaterais para ser capaz de mensurar os desequilíbrios musculares e fatores compensatórios ( não se engane todos nós temos). Treinar Funcionalmente não é e nunca será se equilibrar em bolas coloridas e nem tampouco servir para “motivo de risos” aos presentes na sua seção de treinamento.
Pergunte ao seu Professor o motivo de tal manobra, o que isso está proporcionando de melhorias a você, qual o principal motivo do “exercício”. Treinar Funcionalmente é ter uma Progressão Pedagógica dos exercícios, é saber diferenciar estabilidade de força e ter a capacidade de executar movimentos em quaisquer uma das articulações sem compensações e desequilíbrios.
Treinar Funcionalmente vai com certeza te dar todos e alguns tantos outros benefícios como treinar nos modelos tradicionais. Escrevemos alguns artigos que tratam deste assunto conforme abaixo.

De que forma emagrecer com Treinamento Funcional

Porque estou fazendo “isso” se eu quero emagrecer?

Treinamento Funcional, Hipertrofia, Emagrecimento

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Bons treinos e Swing sempre.


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